Publicação do Arco Um, fim do Arco Dois e como será o Arco Três

(Por Thiago)

            O post será meio longo, pessoal. Muita coisa a ser conversada. Mas fica comigo até o final que tem novidades legais vindo por aí. Vamos lá!

            Illuria tem um caráter particular em sua forma narrativa no que diz respeito a divisão dos Arcos. Muitas histórias de fantasia dividem-se em vários livros, com cada livro tratando de uma história individual e o coletivo dos livros formando uma história geral, o que chamamos de trama principal.

            Em Illuria, eu quis fazer um pouco diferente desses moldes. Eu quis focar unicamente na trama principal interligando os arcos. É claro que há várias narrativas acontecendo e histórias individuais para cada personagem, mas a trama principal está sempre presente. No Arco Um, isso se deu de uma forma mais sutil. No Arco Dois, creio que tenha ficado mais perceptível. No Arco Três, ficará mais ainda. E assim seguirá, sucessivamente, gradativamente, até o final no Arco Cinco (sim, Illuria são cinco livros, não sei se comentei isso antes).

            Talvez por esse motivo, o final do Arco Um não tenha parecido um final de fato. Porque não há conclusão de uma história menor; há uma ponta solta indicando continuação da história maior. E assim foi também com o Arco Dois. De uma forma um tanto sorrateira, o Arco Dois terminou domingo passado (13/03/2022), com um final sem cara de final. Avançamos bastante na trama principal, contudo, ao longo dos 35 capítulos (a mesma quantidade do Arco Um, aliás). Tem um gostinho de que chegamos a um lugar, mas ainda temos muito chão pela frente, antes da derradeira conclusão.

            “Mas o que acontece agora que o Arco Dois terminou? E a publicação do Arco Um, quando acontecerá? O Arco Dois será publicado também? E quando começa o Arco Três?”, talvez você tenha se perguntado (e eu ouvi daqui, hehehe). Neste post quero responder todas essas perguntas e informar a todos os nossos leitores e leitoras o que vem pela frente.

            O que acontece agora que o Arco Dois terminou? Férias! Porém serão “férias”. Entre aspas porque não produziremos novos capítulos ou ilustrações, porém trabalharemos em cima de outras partes do projeto. A maior delas, sem dúvida, é a publicação do Arco Um. Então falemos sobre ela antes de tocarmos em outros pontos.

            Se tudo correr conforme o cronograma, o Arco Um estará nas lojas em Junho deste ano (2022). E tenho algumas novidades quanto a isso. A primeira, a editora liberou da Ana fazer a capa, para manter o mesmo estilo de artes. Não quero (nem posso) soltar spoilers, mas o que posso adiantar é que a capa trará um(a) personagem conhecido(a). Quem será? Quem será? Deixem seus palpites nos comentários!

            Se você já leu o Arco Um pelo site, não se preocupe. O conteúdo foi todo revisado, consertando incongruências, e novas cenas foram inseridas aqui e ali para complementar a narrativa. Então mesmo quem já leu, vale a pena reler. Além disso, o livro virá acompanhado de alguns brindes, como marcador de página personalizado da saga e um card com o mapa, para que vocês possam viajar junto com os personagens conforme vão lendo (sem contar os brindes da pré-venda). O material está bem maneiro e robusto, pessoal, vocês vão curtir.

            Com relação às ilustrações, por serem todas coloridas, encareceria bastante a publicação. Quantos livros vocês veem com ilustrações coloridas? São raros, e geralmente de autores já consagrados. Nós teríamos espaço para apenas 2 ilustrações colorida e, sem as cores, as imagens perderiam muita qualidade e não demonstrariam a totalidade do trabalho da Ana. Então tivemos que fazer uma gambiarra, talvez inédita no mercado editorial (até onde sei, pelo menos). No lugar das ilustrações, colocaremos QR Codes e links para as mesmas. De certa forma, isso tornará a leitura interativa, como se o leitor investigasse o livro com uma lente. E as duas ilustrações coloridas serão imagens inéditas, mas… nada de spoiler por aqui, hehehe.

            Outra curiosidade que queria contar é que Illuria terá subtítulos. Cada subtítulo será o nome do Artefato da Cósmica Exuberância que for mais relevante naquele arco. O Arco Um, por exemplo, se chamará “Illuria: O Orbe Mágico”. Posso adiantar sobre o Arco Dois também, será “Illuria: A Lira Dracônica”, mas acho que isso vocês já imaginavam. Querem um spoiler do Arco Três? Então toma, “Illuria: A Manopla da Potência Gigante”. Sobre os Arcos Quatro e Cinco falamos em outro momento…

            Em breve, eu farei um vídeo falando melhor sobre a publicação, dando mais detalhes e, principalmente, contando como será a pré-venda para os interessados em já reservarem o seu. Fiquem atentos!

            Mas e o Arco Três? Vai rolar? Pessoal, o Arco Três vai rolar, mas nós não sabemos dizer ainda como ou quando. E faço questão de explicar os motivos o mais francamente possível para vocês que nos leem. Temos alguns pontos a serem considerados aqui, porque o assunto é mais complexo do que parece.

            O primeiro ponto, sem dúvida, é o fato do Arco Um ser publicado; isso muda tudo. Porque é completamente contraproducente vender um livro e, ao mesmo tempo, disponibilizá-lo gratuitamente. Ao fechar contrato com uma editora, o autor cede parte dos direitos autorais da obra por um tempo determinado. Isso implica dizer que, pelas cláusulas contratuais, nós não podemos deixar o Arco Um disponível no site. Essa é a má notícia do post, galera. Não sei ainda quando tiraremos do ar, mas é algo que acontecerá. Portanto, não sabemos dizer nesse momento se o Arco Três será lançado nos mesmos moldes dos Arcos Um e Dois, ou se irá direto para publicação em livro físico. Manteremos vocês informados quanto a isso, não se preocupem.

            Outro ponto a ser considerado é que Ana e eu sempre tivemos a pretensão de transformar Illuria (e a arte, de um modo geral) no nosso ganha-pão e sustento. Quando iniciamos o projeto, havíamos planejado seguir de forma independente, publicando como folhetim online e abrir o projeto para financiamento / apoio coletivo. Talvez por inexperiência nossa, não conseguimos angariar muito apoio financeiro nesse sentido. Os leitores vieram, mas os apoiadores não (mas nosso Apoia-se ainda existe, caso você queira nos apoiar: https://apoia.se/illuria). Como estamos indo para o segundo ano da saga, chegou a hora de repensarmos a maneira de monetizar nosso trabalho e, acreditem, é muito trabalho mesmo. Por mais que a gente ame estar sendo lido, infelizmente somente isso não paga nossas contas. Acabou que não houve uma gratificação satisfatória para o tanto de tempo, esforço e empenho que colocamos na saga. Daí veio a ideia de mudar o formato e tentar a publicação. E deu certo! Quem sabe este não seja o caminho daqui pra frente com os demais Arcos?

            Por fim, o terceiro ponto é que, no presente, nós queremos olhar para os conteúdos que já temos prontos ou em andamento, ao invés de criar um novo arco. Aprimorar o que já existe, antes de criar coisas novas. Nossas prioridades para esse período serão: focar nas etapas da publicação do Arco Um, na divulgação e pré-venda, além de possíveis eventos; preparar todos os brindes da pré-venda; rever a estrutura do site para acomodar este novo momento da saga; terminar os posts sobre os Reinos de Illuria; terminar algumas artes extras sobre as quais não posso falar ainda; criar locais para nossa comunidade de leitores interagirem (o que acham de um canal no Discord?); revisar todo o Arco Dois, reescrever, cortar, acrescentar, de modo a prepará-lo para publicação. Entre outras tantas tarefas; a lista é extensa, mas acho que já deu pra perceber que não há férias para artista, hahaha.

            Desde que começou, Illuria viveu 3 momentos diferentes, que variaram de acordo com a forma de publicação da saga. No primeiro momento, o Arco Um seguiu nosso padrão inicial de 1 capítulo ilustrado por semana. A consequência imediata disso era a correria para produzir, o que resultava em capítulos mais curtos e pouco tempo para ilustrar. No segundo momento, com o Arco Dois, ao mudarmos para publicação quinzenal, os capítulos ficaram mais longos e as artes, mais elaboradas. Creio que vocês perceberam essa mudança para melhor. E dar-me conta disso me faz pensar: como ficaria o Arco Três se não houvesse prazo semanal ou quinzenal para produção? Como seria nossa produção sem as limitações de tempo? Confesso que tenho pensado bastante nisso. Esse é o terceiro momento da saga, que pode estar começando agora.

            Sei que muitos leitores vão criar expectativa e ficar ansiosos, porque o fim do Arco Dois instiga bastante, mas conto com a compreensão de vocês. Ninguém aqui vai ficar órfão de Illuria, não. Continuaremos criando conteúdo, explorando o mundo, suas espécies e personagens. O Arco Três talvez demore um pouquinho, mas ele virá. Os cinco Arcos virão, seja como for, custe o que custar. Esse é o meu compromisso com vocês. Se a publicação física não der certo, voltamos pra online e seguimos em frente. Eu só paro de escrever esta saga quando ela acabar. Vocês têm a minha palavra.

            Bom, acho que consegui falar de tudo o que tinha pra falar. Se alguém tiver alguma pergunta, dúvida, sugestão ou quem sabe um elogio, podem ficar à vontade de comentar aí abaixo ou enviar mensagem no nosso Instagram (@asagadeilluria). Nós respondemos todo mundo sempre e assim seguiremos enquanto for gerenciável. Responder milhões de mensagens diariamente seria impossível, mas esse dia (ainda) não chegou. Até lá, vamos nos falando! Nada me dá mais energia do que receber uma mensagem de alguém desconhecido, fazendo um comentário ou pergunta sobre esse universo fantástico ao qual me tenho dedicado.

            Muito obrigado a todos que nos leem. Em Junho vocês terão o livro em mãos. Ansiosos? Pois a gente também! Demais! Logo logo eu tô de volta por aqui, soltando o vídeo com mais novidades e detalhes da pré-venda. Até lá, aventureiros e aventureiras!

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *