Análise Visual – Estudo x Prática

               Como vão, aventureiros e aventureiras? Sentiram falta das análises visuais? Pois hoje, eu (Ana Clara) vim falar um pouco além da arte do Capítulo 60 em si, com foco nos bastidores.

               Devo muito da minha evolução artística a este projeto que me desafia e motiva diariamente. Graças a Illuria eu ilustro e pinto praticamente todos os dias. Essa prática é o que me permite aplicar tudo que sei e analisar o que está funcionando ou não.

               Porém, apenas executar pode ser muito limitante e, por isso, tenho me dedicado aos estudos da pintura digital, focando nos fundamentos e expandindo meus conhecimentos com um curso específico voltado para isso.

               Por coincidência, uma semana antes da criação da arte do Capítulo 60, estava praticando exercícios de valores tonais e volume, com destaque para formas do rosto. Vejam como ficaram (a referência fica à esquerda, menor, e meu estudo à direita, maior):

Estudos de olho
Estudos de nariz
Estudos de boca

               Gravei o processo do estudo mais complexo (o do olho) para vocês entenderem como é feita essa criação. O intuito é detectar as áreas de luz e sombra e diferenciá-las para criar os volumes. Comecei marcando as áreas de diferentes tons com linhas, depois pintei de maneira mais “dura” (sem transições suaves) os brancos, os cinzas mais claros e os mais escuros, e dali pra frente fui suavizando os limites entre eles, quando necessário.

               Acompanhe:

               Graças a este estudo, ficou muito mais fácil executar o volume na máscara de Ishnar e criar o contraste de luz e sombra. Aquela hora gasta com o estudo acelerou muito o momento da execução da obra final. E, abaixo, a pintura acelerada da arte do Capítulo 60, para matar a saudade!

2 Comentários

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *