Referências Artísticas

(Por Ana Clara)

            Inicio minha apresentação de referências enfatizando que, apesar de tudo o que me inspira, as ilustrações de Illuria têm sido um constante aprendizado, evolução e desafio à minha prática. Talvez não se notem traços diretos entre minhas inspirações e o que é criado, mas tudo o que consumimos afeta nosso resultado em algum nível e é preciso ter em vista aquilo que admiramos como um guia para nosso processo.

            Embora eu estude muito através de novos ilustradores, minhas maiores referências vêm de tempos mais antigos. Arthur Rackham foi o primeiro a me impactar com suas ilustrações para os contos dos irmãos Grimm e Alice no País das Maravilhas, além de muitas outras obras. Ele consegue tratar o fantástico em suas obras de maneira encantadora e habilidosa.

            Assim como Rackham, Edmund Dulac também ilustrava contos de fada, como A Bela e a Fera e contos de Hans Christian Andersen.

            Ainda bem nova descobri as obras de Alfons Mucha, ilustrador e designer do Art Nouveau, e fiquei encantada com sua habilidade e estilo.

            Artista e designer pós-impressionista famoso por seus trabalhos no Moulin Rouge, Toulouse-Lautrec me encanta pela fluidez dos movimentos e traço solto na observação da vida de seu tempo.

            Fora esses grandes mestres, pesquiso e admiro diversas artistas da atualidade, entrando em contato com a obra de muitas, feliz que hoje em dia haja um grande número de mulheres ilustradoras, coisa que não era tão simples antigamente. Além do Instagram e livros, coleto diversas referências em pastas do Pinterest (quem também tem esse vício, sabe como é, haha), criando um universo pessoal de inspiração. 

            No meu perfil pessoal (@estudiodemiranda) compartilho meus aprendizados artísticos e falo mais sobre minhas referências, fique à vontade para ver mais por lá. 😉

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *