Desempenho da campanha e entrega das recompensas

(Por Thiago)

            Escrever um livro é como entrar em uma sala escura: você nunca sabe o que pode acontecer, o que vai encontrar ou mesmo se tem alguém na sala com você. Ao lançarmos o financiamento coletivo, foi assim que nos sentimos: em uma sala escura. Não sabíamos o que podia acontecer ou mesmo se alguém apoiaria. E não é que tivemos uma agradável surpresa quando as luzes se acenderam? Nesse post quero falar sobre essa surpresa e sobre o desempenho da nossa campanha.

            Foram ao total 48 apoios via Catarse (e mais alguns por fora, falo sobre isso adiante). Conseguimos bater 25% da meta estipulada, 1/4 do valor estabelecido em campanha. É pouco? É pouco nada! Claro que a gente adoraria ter chegado aos 100%, mas somos realistas. Sabíamos que não seria uma tarefa fácil para dois artistas desconhecidos como Ana e eu. Por conta disso, nós criamos a campanha em camadas, pensando nos gastos com a publicação, nos gastos com recompensa e envios, pensando nos gastos mensais da vida etc, conforme explicitado no orçamento, lá no Catarse.

            Nós conseguimos bater a meta da primeira camada (a mais importante!), que era mitigar os custos da publicação. E por isso somos muito, MUITO, gratos (clique aqui para ler todos os agradecimentos devidos). Além disso, serviu a ver que não somos tão desconhecidos assim. Tem uma galera que nos conhece e apoia, que quer ler nosso livro, que acredita na nossa saga. E isso, minhas caras e meus caros, não tem preço. O pior dos mundos seria estar em uma sala vazia ao acenderem-se as luzes. Sou muito feliz e grato por esse não ser nosso caso.

            Talvez nós tenhamos sonhado alto demais ao colocar uma meta final tão grande para nossa realidade de autor e ilustradora iniciantes. Aprendemos bastante nessa primeira tentativa e sinto que estamos mais preparados para a próxima, porque é claro que não pararemos por aqui. A campanha passou, mas os aprendizados ficaram e a saga de Illuria está só começando. Por termos colocado a meta final lá no alto, a nossa expectativa também foi grande. E esse foi o maior aprendizado: administrar metas é também administrar a expectativa. Ao trazer sua expectativa para mais perto da sua realidade, você evita frustração e decepção. Não que estejamos frustrados ou decepcionados! Muito pelo contrário, estamos radiantes por termos alcançado 100% da nossa primeira camada de metas (os 25%). Mas achei por bem compartilhar esse aprendizado, pois sei que outros autores me leem. Deixo aqui essa dica para vocês: fragmente a meta. Com essa divisão em camadas, você começa sua escalada de metas e vai trabalhando a divulgação e a comunicação para cada uma (algo que não nos atentamos à época, mas que agora, olhando para trás, faz todo sentido). Ao bater a primeira meta, você parte para a segunda e assim sucessivamente, rumo aos 100%. Comemore cada porcento e vibre a cada apoiador; essa é a parte mais deliciosa.

            Além disso, o financiamento coletivo terminou no Catarse, mas ainda está acontecendo fora dele (surpresa!). Temos ainda alguns exemplares do livro e das recompensas para quem tiver interesse. Estamos vendendo esses por fora da campanha, mas os preços e condições ainda são os mesmos. Então, se você tem interesse em garantir seu livro físico antecipadamente, além de brindes irados, confira a lista completa de recompensas e preços no Catarse (www.catarse.me/illuria) e mande um e-mail para contato@illuria.com.br informando seu nome, endereço para entrega e também qual dos tiers de recompensa você deseja adquirir. Mas corre porque quando começarem as entregas, fecharemos a pré-venda!

            Por falar em entrega… Pessoal, ainda não temos a data exata das entregas, porque isso está diretamente atrelado à data da publicação. A cronograma que temos até o momento é que em 15/08 o livro sai da gráfica, mas pode ser que aconteça antes, como também pode acontecer depois. Então fiquem atentos às nossas publicações aqui no site e também no insta (@asagadeilluria). Informaremos tudinho assim que tivermos mais certeza. O mais certo é que as entregas ocorram entre o final de Agosto e o início de Setembro.

            Manteremos vocês atualizados de mais novidades. Uma coisa que eu queria contar é que já estou trabalhando em cima da revisão completa do Arco 2, de modo a prepará-lo para publicação física também. Tem alguém ansioso aqui? Imagina, hahaha! Que venham os 50%! Vou ficando por aqui! Beijos e até a próxima.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *