Análise Visual – Capítulo 22

(Por Ana Clara)

                O que dizer de Zomma, que eu mal conheço, mas já considero pacas? Um mix de raiva, competência e cansaço no corpo de um elfo sideral.

                Pra mim, o maior desafio foi passar a expressão correta de indignação do personagem ao receber notícias desagradáveis, mas ao mesmo tempo tendo que se conter para não demonstrar suas emoções, devido ao ambiente militar em que se encontra. Sobrancelha arqueada, lábios levemente levantados e contraídos e a carta sendo amassada com força em suas mãos.

                Usei uma foto minha (novidade, haha) como referência e depois a alterei no Photoshop para ajustar as proporções. Contemplem o quão bizarro ficou, haha!

                As referências para ele em geral vieram de drows, já que elfos siderais são criação de Illuria e não existem em outras histórias. Suas roupas foram inspiradas nas duas exemplificadas aqui: roupa que sirva de base para a armadura utilizada em Ultima. No momento retratado, Zomma se “desmontou” após sair do seu turno, retirando a armadura que usava. Fazer os diferentes tecidos é um desafio, mas algo que descobri curtir muito!

                Depois de já haver ilustrado uma estante cheia de livros no Capítulo 5, admito que estava evitando ter que fazer tudo de novo. Mas aí me veio a ideia de testar uma espécie de photobashing.

                Nesta técnica, utilizam-se fotografias como base para a criação. É algo muito utilizado na indústria de jogos e para artes conceituais (que expressam a estrutura, clima e estilo de algum personagem ou cenário) na pré-produção de filmes, por exemplo. Então apliquei um pouco de pintura e efeitos na imagem original para que ela se integrasse à ilustração. O mesmo serviu para a textura da parede/teto.

                Por fim, algo que curti muito fazer nessa ilustração foi o processo final de aplicação de luzes e sombras. É preciso criar pontos de maior escuridão e pontos de luz para conseguir o efeito correto. Neste caso, era por volta de meio dia, o sol estava alto, então não entra completamente na sala. Há iluminação, mas também pontos bem menos iluminados. Vou colocar aqui uma imagem comparativa de antes e depois para vocês verem como isso faz toda a diferença para aplicar um clima à imagem.

                Para ver o processo completo, acompanhem a pintura acelerada!

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