Análise Textual – Capítulo 22

(Por Thiago)

            Chegamos a uma parte do mapa pouco explorada por nós: o Sul de Primera, com o Deserto Rubro e Ultima. O Capítulo 22 leva-nos até ela e introduz um novo narrador. Zomma, o elfo sideral. Neste post quero falar sobre o processo de criação deste personagem.

            Quem nos acompanha desde o começo, sabe que Illuria foi baseado numa campanha de RPG que eu joguei (leia Como Illuria começou). No jogo original, Zomma era jogado pelo meu amigo Totoro (sim, o Gabriel Carbonelli do Porta dos Fundos, haha) e era, na verdade, um meio-drow. Quando adaptei a campanha para prosa, achei que seria mais interessante criar novos tipos de elfos e daí surgiram os solares, lunares e siderais. E, com isso, a história de Zomma passou por algumas adaptações para encaixar.

            Enquanto personagem, o Zomma meio-drow tinha uma personalidade completamente diferente do Zomma elfo sideral. O meio-drow era calmo, não ligava para as provocações, evitava confusão e agia mais como paladino do que como sentinela. O Zomma elfo sideral é uma besta selvagem, transbordando raiva acumulada pelos anos afora. Fiz essa alteração pois achei que um personagem mais explosivo e mal-humorado poderia ser uma boa adição para a história, e gerar situações interessantes.

            Para transpor esta personalidade abrasiva para o texto, usei um estilo mais direto e sucinto com Zomma. Suas frases e parágrafos são mais curtos. Há interjeições e palavrões o tempo todo. Como se quem escrevesse estivesse impaciente ou não soubesse muito bem como se expressar em palavras.

            De todos os protagonistas até agora, Zomma foi o mais tranquilo de usar a técnica do MOSTRAR VS CONTAR. Mostrando através do transcorrer da trama todo o preconceito contra os elfos siderais, sem necessariamente focar nisso para além da ação (mas, ó, no próximo capítulo o Zomma irá contar bastante sobre o que ele pensa a respeito desse tema).

            Por hoje é só, pessoal! Aproveitando o ensejo: ainda estamos longe de bater nossa meta no Apoia-se. Dá uma olhada nesse link e ajude se puder! Forte abraço a todos.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *