Análise Visual – Capítulo 20

(Por Ana Clara)

                Uma batalha sangrenta tem lugar no Capítulo 20. Nossa narradora, Bianca, tenta derrotar o temível labatut e defender sua vida e a de Pedro.

                Chegamos à 20ª ilustração da saga e sinto-me extremamente feliz por cada capítulo ilustrado e narrado até aqui. Todos têm sido de muito aprendizado e, há um ano atrás, não imaginaria já termos avançado tanto! É preciso comemorar as pequenas conquistas. Já para nossa narradora da vez, há uma conquista e tanto pela frente: sobreviver!

                Como já estamos todos familiarizados com Bianca, meu enfoque maior nesse capítulo foi no terrível monstro. Desenhá-lo foi algo inédito para mim, não só pelo tipo de criatura como por não conhecer tanto de sua história. As lendas brasileiras são tão menos difundidas que as estrangeiras e, muitas vezes, são vistas como “desinteressantes”, o que tornou mais significativa essa ilustração. Uma coisa que este capítulo não foi é desinteressante!

                Até na hora da pesquisa pude notar como é pouco difundida nossa cultura. A busca por imagens de referência precisou de uma boa garimpada e, mesmo assim, encontrei algumas poucas que conto nos dedos de uma mão.

                A outra referência para essa cena foi para a besta de Bianca, Esperança. É uma arma feita de maneira mais rústica, mas não quis que fosse simplória demais. Pensei que teria sido feita com cuidado e com os melhores materiais da região, já que sua portadora deu a ela o nome de sua própria avó. Pensei em entalhes e partes de um tipo de marfim para enobrecer a arma.

                Fora isso, tudo o que resta é neve, céu e sangue. Se estivéssemos lá com Bianca, certamente também não prestaríamos atenção em nada mais além do terrível monstro! Então acompanhem a pintura acelerada e aproveitem a sorte de não encararem o labatut como ela!

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *