Análise Visual – Capítulo 15

(Por Ana Clara)

                Estreamos no Capítulo 15 a primeira narradora-personagem feminina e, para acompanhar, sua avozinha fofa em um ambiente caseiro e acolhedor.

                Para quem mora no Brasil, visualizar o frio de Édar Lunda e saber como são suas roupas, casas e dia-a-dia é uma tarefa boa para a imaginação. Claro que sempre me baseando em referências reais, pesquisando lugares de clima semelhante.

                O quadro de referências que criei ficou bem grande. Apesar da cena ser mais fechada (focando mais nas personagens, sem abrir tanto para o ambiente, com poucos detalhes à volta), cada elemento ali conta uma história e precisei ter imagens para me basear em cada um.

                A cor da lenha foi baseada na cor de árvores de clima frio.

                As vestimentas foram baseadas em roupas de povos que vivem no gelo e na neve o ano inteiro.

                Próximo ao fogão à lenha, vemos alimentos secos pendurados, já que conseguir comida num clima tão inóspito é muito difícil e é preciso ter reservas que durem por muito tempo.

                Fora isso, em relação à questão técnica de execução da imagem, esta foi a primeira em que fiz o esboço diretamente no computador. Acho que me arriscar em alguns pedaços da pintura anterior, como comentei na Análise Visual do Capítulo 14, deu-me mais confiança para tentar fazer esta totalmente digital. Para mim, acelerou bastante todo o processo e pretendo continuar testando dessa maneira. O que acharam? Confiram o processo completo na pintura acelerada!

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *