Análise Visual – Capítulo 12

(Por Ana Clara)

                Depois de ilustrar tantos personagens mais “humildes”, sem tantas posses e com roupas sóbrias, eis que no Capítulo 12 surge a ostentosa Madame Bovári!

                Sua postura é expansiva e seu ar, acolhedor. Como de costume, fui eu mesma a posar para essa empreitada, incorporando a própria Madame, haha.

                Para as roupas, troquei muitas ideias com o Thiago sobre referências e ele me indicou o que pensava para ela. Aqui vocês podem ver as inspirações.

                Madame Bovári tem uma certa paixão por pinheiros, elemento originário de sua terra (saberemos mais no próximo capítulo), então em sua vestimenta e na decoração da loja é possível ver alguns detalhes com o tema. Suas joias (cordão, broche de cabelo e cinto) têm pinhas, ramos de pinheiro ou a representação da árvore em si.

                A cortina, assim como as rendas nos detalhes da roupa de Madame, foram itens novos no meu repertório de ilustrações. O uso da transparência, vazados no tecido e ao mesmo tempo a construção de pequenos desenhos ornamentais me desafiaram a pensar em como construí-los para darem a impressão correta. No fim das contas gostei do resultado!

                E apesar de estar de costas e levemente desfocado na cena, podemos finalmente vislumbrar a famosa pose de Mak, já citada no Capítulo 9, apontando seu dedo e piscando um olho. Irresistível! Haha.

                Com isso, fechamos essa análise com a pintura acelerada do capítulo! Divirtam-se!

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *