Análise Textual – Capítulo 6

(Por Thiago)

            O broche com o brasão de Galileo. O que significa? Significa que o sonho de Danilo era profético? Ou significa que Danilo sabia do broche? E por que Andrei o mantém escondido atrás de um cadeado? Quem é Andrei Fortana, de verdade? Alguém de quem já nos sentimos tão próximos, embora saibamos tão pouco a seu respeito.

            A história de Andrei, dos Discípulos e do Bosque dos Lamentos está só começando. Nesta Análise quero focar na técnica do foreshadowing e em Danilo.

            Danilo foi-nos apresentado no Capítulo 3, como um jovem monge cheio de vida. Naquele capítulo, ele fala sobre seu sonho pela primeira vez e nós não sabemos ainda o quão importante isto é para os monges e o próprio Andrei. O efeito da revelação do Capítulo 6 só foi possível com o foreshadowing realizado no terceiro capítulo.

            Em suma, o foreshadowing consiste em dar uma breve amostra do que está por vir, criando uma expectativa no leitor. Eu gosto bastante desse recurso narrativo, como uma forma de manter a história intrigante e misteriosa. Quando se escreve fantasia, é muito importante buscar manter um senso de admiração (sense of wonder)pairando sobre vários pontos da história, algo intrínseco que torna aquele outro mundo similar ao nosso e, ao mesmo tempo, diferente.

            Ouvimos um relato breve do passado de Danilo, sobre sua vida em Galileo e seu envolvimento com uma guilda de ladrões. Um segredinho: isto é outro foreshadowing em curso, porém com um uso diferente. Não para criar uma expectativa, mas para familiarizar o leitor com um conceito que será melhor elaborado adiante. Esta técnica é excelente e funciona muito bem como o fio que costura vários pontos da trama.

            Por fim, voltando a um assunto das Análises anteriores – limitações do narrador em 1ª pessoa. Temos um bom exemplo disto na maneira como a estória de Danilo chega até nós: através de Andrei. Nós só vemos e ouvimos através de Andrei, ele é nosso filtro. Percebemos a limitação com a seguinte hipótese: e se Danilo tiver mentido para Andrei? Se Andrei acredita em algo, em lendo seu diário, nós não temos outra escolha a não ser acessar o registro do que ele acreditara ser verdade. Cabe ao leitor acreditar também ou suspeitar. 😉

            Até a próxima!

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *